Empresa
Serviços
Artigos
Contato
Departamento pessoal
O custo total do trabalho representa para o empregador a soma das despesas que ele realiza com o pagamento de salários e encargos sociais sobre a folha de pagamento.

Constitui Encargo Social, Contribuições Sociais (INSS, salário-educação, seguro de acidentes do trabalho, contribuições repassadas ao Sesi/Sesc, Senai/Senac, Incra e Sebrae e FGTS) pagas pelas empresas e impostas pelo governo, destinadas a base de financiamentos para atividades sociais.

O Salário é a remuneração total recebida integral e diretamente pelo trabalhador como contraprestação pelo serviço ao empregador, sendo essa remuneração subdivide-se em três partes a saber, salário mensal contratual,  proporção mensal do 13º salário e o adicional de 1/3 sobre as férias.









Nessa simulação, concluímos que uma empresa optante pelo SIMPLES NACIONAL está dispensada do pagamento de encargos compulsórios, exceto FGTS, onde haverá apenas o repasse do INSS à Previdência Social que a empresa descontou sobre a remuneração do colaborador; já a empresa não Optante pelo SIMPLES paga os percentuais de INSS incidentes sobre a Folha de Salários mais o FGTS, observados os dados descritos acima.

Em virtude dos custos com Encargos Sociais serem tão onerosos, algumas empresas optam pelo trabalho informal ou regime especial para trabalhadores terceirizados e temporários, ocorrendo a diminuição de emprego fixo e aumento de outras modalidades que estão atreladas ao modo de inserção do individuo no mercado de trabalho.

Uma fonte alternativa para a informalidade é a desoneração dos custos de contratação que as empresas pagam ao governo, que tenta estabelecer medidas que permitam a redução do ônus para micro e pequenos empresários estimulando investimentos à geração de empregos e crescimento econômico.







Localização
R. Alice Além Saadi, 855 - Nova Ribeirânia, Ribeirão Preto
Contato
Links
16 3236-6072
16 3236-6073
- Secretaria da Receita Federal
- SFN
- Lei das S.A.
- CVM

- MNI

- NIC / IAS
- Governo
- NBC
- Previdência
contato@flcc.com.br